Dicas de como impulsionar sua empresa em meio a crise

Dicas de como sua empresa pode alavancar meio a pandemia de maneira ordenada e saudável, envolvendo todos os colaboradores em busca do sucesso. 


Toda empresa nasce com um propósito, e com certeza pensando em seus diferenciais. No início essa ideologia é facilmente alcançada, a final está criando todos os processos e diretrizes, mas quando tudo dá certo e sua empresa começa a ter cada vez mais demanda?

Bom, essa situação é o que todo empresário quer, mas com isso observa-se uma um padrão muito comum, que faz com que a empresa com o tempo fique engessada e os diferenciais e idéias inovadoras fiquem cada vez mais difíceis de serem criadas e implementadas.

Por que as mudanças em empresas consolidadas são mais difíceis?   

Dando sequência a linha de raciocínio, com o aumento da demanda de trabalho, consequentemente a parte operacional do negócio irá ter uma sobrecarga, neste caso o empreendedor desprenderá do seu tempo hora dedicado a capação de cliente, novas idéias e a busca da idealização dos diferenciais, para solucionar problemas e fazer a gestão da equipe. 

Com o tempo, para melhor a eficiência, será traçado diretrizes, padronização nos processos de trabalho. Somando o empenho do empreendedor em focar em problemas e gestão operacionais, além de pagamento de boletos, e os processos instaladas, eventuais mudanças ficam cada vez mais difíceis de acontecer. 

Antes que perceba, as idealizações e diferenciais planejados no início da empresa, ficam cada vez mais difíceis de ocorrer, igualando cada vez mais às concorrentes. 

Com a pandemia do coronavírus, muitas empresas se viram na obrigação de alterar seus modelos de negócio, com isso toda a padronização de processos teve que ser repensada, e isso trouxe transtornos, às vezes chegando até a falência. 

Como alavancar a sua empresa em momento de adequação à crise?

Vamos colocar algumas dicas que valem não só para esse momento de adequação à crise, mas práticas inteligentes para gerir sua empresa corretamente no caminho idealizado, evoluindo seus diferenciais e crescendo em uma direção saudável.

1 - Faça um levantamento dos principais problemas dos seus clientes e como sua empresa poderia resolvê-los. Nesta etapa envolva a sua equipe, desafiando-a e estimulando-a;

2 - Vejas os problemas mais plausíveis de serem resolvidos, limite-se a uma quantidade que dê para gerenciar, entre 3 a 6 problemas. Converse com seus colaboradores sobre a importância de resolvê-los para os engajar no projeto;

3 - Faça a divisão de equipes, defina um líder para cada uma delas. Dê um desses problemas para a equipe dar sugestões de soluções, incluindo valor de investimento, claro com um cronograma definido. 

4 -  Coloque as equipes para apresentarem suas soluções umas a outras e escolha o melhor projeto ser executado.

Agora a segunda etapa que diz respeito ao andamento do projeto. 

1 - Defina um cronograma e metas com a equipe. Sempre lembre-se de desafiá-los e dar estímulo. A idéia é a equipe sentir a importância do trabalho. 

2 - Faça a divisão das etapas de trabalho em um cronograma menor, e permita que os outros funcionários opine a respeito. 

3 - Sempre crie metas que desafiam a equipe, seguindo um bom senso, e faça o acompanhamento de perto. Tente focar em redução de valores, aumento de vendas e satisfação dos seus clientes. 

4 - Recompense seus colaboradores pela seus empenhos e esforços. 

Fazendo isso, o empreendedor acaba delegando trabalho e responsabilidades, fazendo que recupere um pouco de seu tempo para aplicar em outros trabalhos. Além disso, com o engajamento dos colaboradores, as mudanças poderão ocorrer mais rápido e com melhor fluidez, o que é muito bom para este momento de pandemia.

Dica bônus para a sua empresa. 

Já pensou em contratar uma assessoria contábil para a sua empresa? Pois bem, a Gestão Contábil e Saúde Financeira certamente serão otimizados. E como vimos anteriormente, muito do tempo despendido para a execução desses processos poderão ser melhor aproveitados em outros trabalhos. Com isso haverá até uma possível redução de custos. 

Gostou dessa idéia? Saiba que existem empresas especializadas nestes serviços, como a DMS Empresarial. Case tenho interesse em como sua empresa possa se beneficiar entre em contato e vejas quais são as possibilidades. 

Esperamos que esta matéria lhe ajude. No mais, nós da DMS Empresarial estamos à disposição, podemos tirar dúvidas e auxiliar dentro do possível. Converse conosco, vamos te ajudar.

Envie um Comentário